Chapadão do Sul realizou a 1ª Edição Vale Sonhar e Encontro Cultural

No último dia 23, a Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Departamento da Cultura em parceria com a Banda Municipal, Projeto Música e Arte: musicalização, Projeto Música e Arte: artesanato e pintura, Projeto Música e Arte kids, Biblioteca Municipal, Biblioteca SESI, Centro Sócio Educativo Nossa Senhora das Graças realizaram o Encontro Cultural “Vale Sonhar” 1ª Edição, que ocorreu no CTG (Centro de Tradições Gaúchas).

O Encontro Cultural do município, traz a missão de criar uma conexão entre as diferentes formas de expressão cultural e artística. As manifestações de cultura se deram com a abordagem simultânea das diferentes oficinas e projetos do município e entidades parceiras.

O diretor do departamento de Cultura, Wanderlan Ferreira, explica como surgiu a ideia do Encontro Cultural. “O ‘Vale Sonhar’ é um projeto que deu início no período de pandemia e era realizado por meio de lives com apresentação de música e pintura, com a retomada presencial, surgiu a necessidade de ampliar e desenvolver o projeto de forma que abraçasse mais áreas artísticas. Então, em conversa com o Secretário de Educação e Cultura Guerino Perius, foi sugerido uma abordagem ampla com toda a base do departamento” afirma.

Para o Secretário de Educação e Cultura, Guerino Perius, esse projeto incentiva e potencializa os talentos dos envolvidos. “Temos como um dos pontos principais criar conexão entre as diferentes expressões artísticas e dar oportunidade de forma democrática aos setores do departamento de cultura e entidades para que consiga mostrar a arte em todas as suas formas” enfatiza.

Neste novo modelo presencial trouxe novos desafios para o Departamento de Cultura, ou seja, harmonizar a apresentação dos tipos de artes que temos no município, entre elas, criar conexão de robótica com violão e coral, exposição de arte musical instrumental com poesia, literatura com dança. Com essas definições, foi criado o menu de apresentações.

A apresentação da 1ª Edição Vale Sonhar, um Encontro Cultural contou com 250 artistas envolvidos e reuniu 800 pessoas assistindo presencialmente e por meio de das mídias sociais.

 

Confira a galeria de fotos clicando aqui.

*Assecom PMCS