Governo de Costa Rica distribui mudas de Crotalárias para ajudar população a combater o mosquito Aedes Aegypt s
A Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde de Costa Rica – MS em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento, realizou na manhã de segunda-feira, 14 de março de 2016, uma reunião com os ACS – Agentes Comunitários de Saúde – e os ACE – Agentes de Controle de Endemias, para a entrega de sementes de Crotalária — planta que ajuda a população a combater à dengue, chikungunya e zika vírus, pois atrai a larva predadora do mosquito Aedes Aegypti.
A Crotalária Juncea é uma leguminosa que atrai a libélula predadora do mosquito Aedes Aegypti para colocar seus ovos em água parada. As larvas desse inseto se alimentam das larvas do mosquito e o mesmo acontece com a libélula adulta.
Durante o encontro realizado no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – o prefeito Waldeli dos Santos Rosa tomou um café com os agentes e destacou que essa é mais uma ferramenta que o Município está utilizando para combater o mosquito. “Serão entregues 20 sementes para cada casa de Costa Rica. Essas sementes devem ser plantadas com uma distância de 10 centímetros uma da outra. Temos trabalhado incansavelmente para que o Aedes Aegypti seja derrotado”, enfatiza.
“As Crotalárias podem ser plantadas nos jardinas das residências, em vasos e espaços verdes. Além de servir como possível proteção, a planta tem uma flor amarela ideal para ornamentação. Elas demoraram cinco dias para nascer e 60 dias para florir, além de servir para adubo de outras plantas”, explica o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa.
As mudas (sementes) estão sendo distribuídas gratuitamente através das equipes de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, que vão visitar as residências do Município e explicar como plantar e cuidar das plantas.
Durante a reunião, a secretária de Saúde Adriana Tobal aproveitou a oportunidade para informar que a cidade tem sido bem sucedida em relação ao combate ao mosquito Aedes Aegypt. “Já diminuímos o índice de infestação. Mais uma vez Costa Rica sai na frente com todas essas ações, o comprometimento do prefeito e principalmente dos agentes que levam o recado aos costarriquenses”, comemora.
O coordenador de Endemias, Geandro de Almeida, afirma que a população tem colaborado mais, porém ainda tem aqueles que só reagem após receberem notificações e multas. “Já foram multadas 47 pessoas. É preciso que a população mantenha quintais, lotes, calhas e lajes limpas e livres de criadouros do mosquito. Isso deve ser uma tarefa diária e o mínimo que cada cidadão deve fazer para acabar de uma vez com o vetor”, complementa.
O encontro também contou com a participação da subsecretária de Administração, Liliane Campos, do diretor-presidente do SAAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto – Antônio Divino Félix Rodrigues, da coordenadora de Atenção Básica, Daiane Pupin, e dos servidores públicos em geral.