Figueirão é referência em combate à dengue no Estado

A prefeitura de Figueirão tem feito constante trabalho visando à erradicação do vetor Aedes aegypti. A secretaria de Saúde, em conjunto com a secretaria de Obras, vêm desenvolvendo várias ações de combate ao mosquito, com mutirões de conscientização que atingem a população em geral, visitando igrejas, clubes, blitz de rua, fazendo reuniões em escolas, no Cras com beneficiários do Bolsa Família, sempre com farta distribuição de folders explicativos e adesivos da campanha. Também é realizada a conscientização e ensinada a forma correta de juntar e descartar os caramujos que causaram ligeira infestação na época das chuvas.

Na última reunião dos Comitês contra a Dengue, ficou decidido que a Sec. de Obras irá limpar os terrenos da prefeitura existentes na cidade, seguindo levantamento realizado pela Coordenadora de Endemias Josiane Nogueira e a assistente administrativa Flúvia Ferraz, da sec. de Obras.

Também foram feitas parcerias entre a secretaria de Saúde e o Centro Cultural, para conscientização do alunos e com a soldado PM Joyce Barreto, coordenadora do Proerd em Figueirão, que realiza constantes reuniões com a população bem como com o Conselho Tutelar, que está sempre visitando as famílias.

Já a Escola Municipal tem programada uma semana de conscientização com seus alunos, em data a ser definida.

Vale ressaltar que tais ações têm contado com apoio total da população, que vem mantendo seus terrenos e quintais limpos, aderindo em massa à campanha.

Por tudo isso, a incidência de dengue em Figueirão é ínfima, tendo sido registrados em 2015 apenas 4 notificações com 1 caso comprovado e em 2016, apesar das constantes chuvas, foram registradas 19 notificações com apenas 2 casos confirmados, segundo dados da Coordenadoria de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Rubem Vasconcellos

Fotos: Assessoria