A Prefeitura Municipal de Figueirão divulgou as palestras técnicas do evento Produzir Mais, que serão realizadas no dia sete de abril, na Câmara Municipal. O ciclo de palestras terá início às 18h, com o credenciamento dos participantes e tem o término previsto para as 21h. Serão quatro palestras que visam aprimorar os conhecimentos dos participantes.
Após o credenciamento haverá uma breve apresentação do Produzir Mais, realizada pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Fernando Martins. Logo após, às 18h30, a especialista Antônia Almeida, do Banco Original, discorre sobre linhas de financiamento. Às 19h inicia a palestra “Sem bezerro bom e rastreado não tem cota Hilton”, ministrada por Fábio Dias, da Diretoria de Relacionamento com Pecuaristas Sustentabilidade JBS.
Às 19h40, Leonel Mello, da Consultoria Ambiental BV RIO, discorre sobre Cadastro Ambiental Rural- CAR, encerrando com a palestra “Como preparar seus animais para a Cota Hilton”, às 20h20, com Sérgio Ribas Moreira, Diretor Comercial SBC Certificações.
O evento é uma realização da Prefeitura e Secretaria de Agricultura de Figueirão e conta com o apoio da JBS e SBC Certificações.
Saiba Mais
O Programa Produzir Mais foi idealizado e criado pela prefeitura com o objetivo de subsidiar de ferramentas a agricultura familiar, por meio de ações e investimentos voltados à produção leiteira, fornecimento de genética, estímulos à hortifruticultura e à produção de mandioca.
O produtor rural interessado no Programa, realiza um cadastro na Secretaria de Agricultura, passa por análises técnicas, e começa a ter benefícios como uso da patrulha mecanizada da Prefeitura, visitas técnicas, apoio à produção sustentável, bem como cumprimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de outras ações viáveis por meio das parcerias com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senar/MS, Ourofino Agronegócio, Fazenda 3R, Sindicato Rural de Figueirão, Sebrae, Programa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater), Alta Genetics, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Figueirão (CMDRS/Figueirão), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf).
Entre os principais beneficiados pelo Produzir Mais está a Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Santa Tereza (Amprust), que planejam viabilizar em 2016 uma micro indústria de processamento de alimentos no distrito da Santa Tereza. São 64 moradores e pequenos produtores rurais, de 28 propriedades, que atualmente comercializam 120 mil litros/mês para um laticínio de Camapuã, mas que trabalham sob o projeto de realizarem o processamento desses alimentos na própria Associação.
Na primeira etapa do Programa, por meio da Prefeitura, os quilombolas e outros pecuaristas inseminaram 200 vacas com sêmen de touros das raças Girolando e Holandês, com o objetivo de aumentar a qualidade e quantidade do leite produzido, e, consequentemente, a renda do pequeno produtor.
Os alunos da escola municipal e pacientes do hospital de Figueirão, também são beneficiados com a produção desses alimentos primários como a batata, hortaliças, abóbora, mandioca e outros.
A Feira do Produtor no município foi inaugurada no mês passado, também estimulada pelo Produzir Mais, como uma forma de aproximar a população urbana e rural, e como alternativa de diversificar a fonte de renda do homem do campo.