Figueirão quer se tornar grande produtor de bezerros para a Europa

Figueirão, município com 3.280 habitantes e distante 226 km de Campo Grande, quer se tornar o maior exportador de carne bovina para Europa e isso está próximo de acontecer. Atualmente, 40 produtores da cidade já cadastraram seus animais para abater e exportar pela Cota Hilton, mas o objetivo é ampliar esse número.

Desde 2003, a fazenda Bom Jardim cadastra os bezerros no Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos) e é uma das fazendas da lista trace, ou seja, está habilitada para exportar para Europa.

Conforme o médico veterinário Bruno Schmorantz, a fazenda tem 6,5 mil animais cadastrados. “Queríamos agregar valor na fazenda e a pecuária comum não estava dando a lucratividade que procurávamos. Aí começamos a investir em genética, alimentação e sanidade e passamos a realizar o cadastro dos animais”, alega.

O veterinário conta que o processo para fazer o cadastro no Sisbov não é burocrático. “Mas como estamos na lista trace, precisamos fazer a adequação na fazenda para atender os requisitos da Europa”, relata.

A fazenda abate 2,5 mil animais por ano, mais de 2 mil toneladas de carne. “Por arroba, recebemos cerca de R$ 9 a R$ 15 a mais”, afirma ele ao comentar sobre a bonificação que os produtores recebem por integrar esse grupo seleto.

O Brasil pode exportar até 10 mil toneladas por ano de carne, porém, não atinge nem 60% desta meta. O primeiro passo para que o criador comece a exportar para a Europa, é realizar o cadastro no sistema.