Câmara Municipal: vereadores e prefeito se reúnem com farmacêuticos e discutem plantão

Na manhã desta quinta-feira(19/4), o vereador Lindomar da Silva Pinheiro (Fiotinho/PR), convocou uma reunião com os demais vereadores, o prefeito municipal, assessoria juridíca da Câmara, vigilância sanitária e os farmacêuticos locais do município, para discutir a minuta do Projeto de Lei de 2015, que disciplina o sistema de plantão de farmácias e drogarias do município.

Os farmacêuticos das quatro farmácias instaladas no município se reuniram na sala de reuniões e discutiram o assunto. No plenário, os profissionais da saúde trouxeram a conclusão do que discutiram. Para eles, não é viável no momento o plantão nos finais de semana, feriados e no período noturno, uma vez que a demanda é pequena, gera um alto custo e gera insegurança.

Para os farmacêuticos a população está sendo muito bem atendida quando necessita de um medicamento ou atendimento, o que é inviável para os comerciantes ficarem com o estabelecimento aberto, apenas por ficar.

Foi sugerido por eles mesmos, a divulgação maior do número do celular de plantão, onde na necessidade de algum cliente, ligar qualuer horas da noite, final de semana e até mesmo em feriados, isto não os incomodam, garantem.

O autor do projeto, vereador Fiotinho, informou que está apenas pensando na população e também nos profissionais, que a reunião é de suma importância para realmente discutir se há viabilidade e as alternativas para que todos sejam contemplados com o projeto.

Para o prefeito municipal Ivan Xixi, não existe nenhum tipo de reclamação até o momento do atendimento das farmácias do município. Ele mesmo deu um exemplo, de quando precisou de um atendimento fora do horário de funcionamento, foi muito bem atendido e da mesma forma a população também vem sendo bem atendida. Ivan lembrou que o ESF Aristóteles Garcia Vida possui sistema de plantão 24 horas com equipe médica e que a farmácia da própria unidade está bem estocada com medicamentos.

Ivan também aproveitou a oportunidade em que estavam reunidos com os empresários do ramo farmacêutico e informou que está trabalhando com sua equipe, no sentido de que seja implantado uma unidade do Banco do Brasil no município, diálogo que têm se avançando muito nos últimos dias e que pretende também implantar um cartão para uso no comércio local, disponível para os servidores municipais que possam utiliza-lo exclusivamente no município, com o objetivo de fomentar o comércio local e que o dinheiro da população gire dentro do município e não fora.

O prefeito também comentou que o primeiro Projeto de Lei que foi aprovado na Casa de Leis, de autoria do Poder Executivo Municipal, é justamente o de incentivo para as empresas locais e, que seu governo é focado na fomentação do comércio local, onde em parceria com o Sebrae desenvolveu vários cursos e encontros para ajudar os empreendedores locais.

 

*Brito News