Mais de 500 hectares de área plantada foram destruídos por incêndio de grande proporção registrado na quinta-feira (23), em três propriedades rurais que cultivam milho safrinha e algodão, localizadas na área do Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Costa Rica.
O fogo teria iniciado por volta das 8 horas, sendo controlado por volta das 22 horas, e mobilizou cerca de 70 pessoas, incluindo o Corpo de Bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da usina Costa Rica, da Atvos. Produtores e trabalhadores rurais também auxiliaram.
A suspeita é de que o tempo seco e longo período de estiagem tenham contribuído para a rápida propagação das chamas. As áreas mais atingidas ficam na região da Baús, nascente do rio Taquari e em uma fazenda na MS-223, saída para Figueirão. Ainda não há informações sobre a origem do fogo, mas de acordo com um fazendeiro, não é descartado que tenha iniciado a partir de uma das máquinas que faziam a colheita.
Foi usado drone para sobrevoar a área e avaliar a situação. Na sexta-feira (24) foi feito rescaldo para evitar que brasas reacendessem o fogo. Na próxima semana, a equipe da Polícia Militar Ambiental deve fazer uma vistoria no local.