Averaldo Barbosa será o presidente da Câmara de Costa Rica em 2019

O vereador Averaldo Barbosa da Costa (MDB) será o presidente da Câmara Municipal de Costa Rica -MS a partir de 1º de janeiro de 2019. A eleição para a nova Mesa Diretora do Legislativo costarriquense aconteceu durante a sessão plenária realizada na manhã de segunda-feira (17/12).

Na ocasião, também foram eleitos os parlamentares Rayner Moraes Santos (PR) para o cargo de vice-presidente; Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), como primeiro-secretário; e Claudomiro Martins Rosa, o Cocó (PSD), para a função de segundo-secretário.

Averaldo, Rayner, Juvenal da Farmácia e Cocó concorreram à eleição da Mesa Diretora da Câmara por uma chapa única, denominada “Um Novo Tempo”, que venceu o sufrágio por unanimidade, ou seja, com votos favoráveis de todos os vereadores costarriquenses. O mandato dos quatro edis é de dois anos e, portanto, começa em janeiro de 2019 e termina no dia 31 de dezembro de 2020.

Após a eleição da Mesa Diretora, na sessão legislativa da última segunda-feira, o vereador Averaldo Barbosa fez uso da Tribuna do Plenário no expediente das considerações finais e agradeceu aos demais edis pela votação unânime. Como presidente da Câmara, ele deixou evidente que vai atuar em busca do consenso, união, diálogo e harmonia entre os parlamentares costarriquenses.

“Estaremos aqui diuturnamente sempre com o mesmo objetivo que já tivemos no passado, de atender bem e por meio do diálogo com os demais membros deste Parlamento buscar, de forma sempre unânime ou com o apoio da grande maioria dos vereadores, aquilo que o povo realmente almeja, que é o bem-estar. Sempre tenho dito que a união faz a força. De repente, desagregados nós somos fracos, mas se nós nos juntarmos e dermos as mãos com certeza o trabalho será produtivo”, ressaltou o presidente eleito.

Ainda no pronunciamento, Averaldo Barbosa comentou que ele que vai precisar da ajuda dos funcionários da Câmara e também da imprensa para desenvolver um trabalho produtivo ao longo do mandato.

“Quero dizer aos servidores da Câmara que preciso e vou contar com o apoio de cada um. Sabemos que só com os vereadores esta Casa não vai avante. Também precisamos da imprensa, não daquela imprensa que faz um papel medíocre, que às vezes, ao invés de agregar, tenta desagregar os membros deste Parlamento. Não aquela imprensa que noticia as decisões dessa Casa de maneira distorcida! Queremos contar com a apoio da imprensa que faz o verdadeiro trabalho de noticiar e não aquela que fabrica notícias”, completou Averaldo Barbosa.

Os vereadores Rayner, Cocó e Juvenal da Farmácia também fizeram uso da palavra no expediente das considerações finais, agradeceram aos colegas de Câmara pelos votos recebidos e parabenizaram os atuais membros da Mesa Diretora – cujo mandato acaba em 31 de dezembro desse ano – pela gestão do Legislativo Municipal em 2018.

“A atual Mesa Diretora fez um relevante trabalho. Deu condições para que nós pudéssemos trabalhar, informatizou as sessões com notebooks para desempenharmos melhor a nossa função. A nossa Casa hoje é uma das primeiras a produzir energia solar e que isso sirva de exemplo para as demais câmaras do país. Hoje nós produzimos uma energia lima e renovável”, elogiou o vereador Cocó, segundo-secretário da nova Mesa Diretora a partir de janeiro de 2019.

Juvenal da Farmácia enfatizou que a nova Mesa Diretora vai atuar em benefício da Câmara e da população. “Quero também agradecer a todos os vereadores e a senhora vereadora pela votação unânime a nós confiada. Vamos dar ênfase a esses votos e tentar trabalhar da melhor maneira possível, tanto para os colegas vereadores como para a comunidade”, falou Juvenal.

PERFIL DOS NOVOS MEMBROS DA MESA DIRETORA – O novo time de eleitos acumula experiência parlamentar e anteriormente todos já ocuparam cargos na Mesa Diretora da Câmara. Averaldo Barbosa possui 60 anos, é servidor público estadual aposentado, está no segundo mandato como vereador e já foi vice-presidente da Câmara em 2015 e presidente em 2016.

Rayner Moraes é professor de educação física, tem 38 anos, também está no segundo mandato parlamentar e já ocupou o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora de 2013 a 2014.

Quem também está no segundo mandato como vereador é Juvenal da Farmácia, empresário bem-sucedido no ramo farmacêutico, de 52 anos, que ocupou o cargo de segundo-secretário da Mesa Diretora em 2016.

Por fim, aos 52 anos, Cocó está no terceiro mandato como vereador e foi primeiro-secretário de 2003 a 2004.

Comentários estão fechados.