InícioAgropecuáriaCassilândia é o maior produtor de seringueira em MS

Cassilândia é o maior produtor de seringueira em MS

O cultivo da seringueira avançou em Mato Grosso do Sul e hoje ocupa pouco mais de 22,6 mil hectares e está presente em 29 municípios do Estado, impulsionado pela valorização do coágulo. A maior concentração de plantios encontra-se na região nordeste de MS.

O município de Cassilândia é o que apresenta maior área plantada, respondendo por 31%, seguido de Aparecida do Taboado e Paranaíba, com 16% e 9% respectivamente.

Segundo o Boletim “Florestas Plantadas”, publicado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), o preço médio do coágulo de seringueira continua em processo de valorização no Estado. Em dezembro houve variação positiva de 5,12% em reação ao mês anterior, fechando em R$ 2,67/Kg no coágulo.

De agosto a dezembro, a cotação do do coágulo acumulou ganhos superiores a 17% na Bolsa de Singapura, refletindo positivamente nos preços locais.

Mercado externo instável

No mês de dezembro, segundo o boletim, o preço de referência de importação da borracha natural apresentou queda de 2,26% em relação a novembro. Mesmo com a valorização no preço da matéria-prima na bolsa de Singapura, a variação no preço médio do dólar e a cotação do frete internacional levaram o preço de referência de importação a R$ 9,94/kg em dezembro.

 

 

Por José Roberto dos Santos – Campo Grande News

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img