spot_img
InícioAgroEntidade prevê safra de milho 20% maior, com colheita...

Entidade prevê safra de milho 20% maior, com colheita a partir de julho em MS

Com o plantio finalizado desde 25 de abril, Mato Grosso do Sul pode colher 10,2 milhões de toneladas de milho na segunda safra 2024/2025 — um aumento de 20,6% em relação ao ciclo anterior. A colheita deve começar no fim de maio e ter pico em julho, segundo estudo técnico da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja).

A produtividade média esperada é de 80,8 sacas por hectare, dentro da média das últimas cinco safras. A área cultivada chegou a 2,1 milhões de hectares, e cerca de 76% das lavouras estão em boas condições, com destaque para as regiões Norte, Nordeste e Oeste, onde esse índice passa dos 90%.

De acordo com a entidade, o bom desempenho das lavouras foi favorecido pelas chuvas de abril, que beneficiaram principalmente as plantas que estavam entre os estágios V10 e R2. Aproximadamente metade das lavouras se encontrava nesse período fenológico durante o mês.

Apesar do cenário positivo, a Aprosoja alerta que ainda há risco de estiagem e geadas até o fim do ciclo. As lavouras classificadas como ruins são minoria, e os problemas relatados incluem falhas no estande de plantas, desfolhamento e amarelamento precoce.

Na nota técnica, a entidade também destacou que o plantio terminou com duas semanas de antecedência em relação à safra anterior, o que pode ajudar a evitar perdas por intempéries no fim do ciclo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img