spot_img
InícioPoliticaMutirão de cirurgias do Governo de MS foi retomado...

Mutirão de cirurgias do Governo de MS foi retomado em 61 hospitais

Após suspensão temporária, o Governo de Mato Grosso do Sul autorizou a retomada das cirurgias realizadas pelo programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” em 61 dos 68 hospitais credenciados no Estado. Na lista, estão inclusas as cirurgias bariátricas feitas no Hospital Adventista do Pênfigo e as correções de catarata executadas no Hospital São Julião em Campo Grande.

Os procedimentos estavam suspensos para “balanço”, conforme explicou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, ao Campo Grande News na quinta-feira (16).

Nesta sexta-feira (17), em nota, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que “a medida teve como objetivo reorganizar a execução financeira e operacional do programa, garantindo o equilíbrio na aplicação dos recursos e a continuidade dos atendimentos à população”.

“Atualmente, o MS Saúde conta com 68 estabelecimentos habilitados, totalizando um valor global de execução de R$ 32 milhões, distribuído conforme os procedimentos autorizados para cada unidade. Desse total, 61 unidades já retomaram os atendimentos, enquanto sete estabelecimentos concluíram integralmente as metas previstas em contrato, estando temporariamente fora da retomada por já terem executado os procedimentos contratualizados”, completa o comunicado.

Suspensão – A informação chegou ao Campo Grande News no início do mês por meio de um paciente. No dia 9, Argemiro Vieira, de 80 anos, relatou que aguardava para realizar uma cirurgia de catarata no São Julião quando foi informado de que o procedimento havia sido suspenso e não seria realizado ainda este ano.

Nesta semana, foi a vez do Hospital Adventista do Pênfigo anunciar a suspensão temporária das cirurgias bariátricas realizadas pelo programa MS Saúde. A própria instituição confirmou a paralisação, atribuída a uma reestruturação do programa conduzido pelo Governo do Estado.

Especificamente sobre as duas situações, a SES informou que ambos os hospitais “não haviam atingido o valor total do contrato no momento da suspensão e já receberam autorização para retomar integralmente os atendimentos, até a execução completa dos recursos previstos”.

“A SES reforça que a suspensão temporária do MS Saúde não afetou os demais convênios e contratos mantidos pelas unidades de saúde, os quais seguem em execução normal”, completa a nota.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img