Estudo revela que produtoras rurais são fundamentais para a sustentabilidade do setor
“A ideia é transformar dados técnicos em narrativas, em histórias”, disse a sócia-diretora da Quiddity, Rebeca Gharibian, durante a coletiva de imprensa nesta terça-feira (21), que divulgou dados da pesquisa inédita realizada pela consultoria em parceria com a Bayer.
Intitulado Produtoras rurais e a inovação no campo, o estudo busca destacar o importante papel das mulheres para o agronegócio. A pesquisa entrevistou produtores e produtoras rurais brasileiros, gestores de suas propriedades, em todas as regiões do país.

Mais de 80% dos entrevistados concordam que a mulher é criativa, questionadora, propõe novas ideias e agrega para a inovação e a sustentabilidade do agro. “As mulheres são inspiradoras e ganham destaque no agro, no trabalho do campo, porque dão mais atenção aos detalhes, ao cuidado pessoal e à natureza. Há muito espaço para a mulher no agro, e elas estão buscando ampliar cada vez mais esse espaço”, explicou ainda Gharibian.
Os dados mostram que 93% dos participantes acreditam no papel relevante da mulher para o setor, mas 39% destacam que a visibilidade da liderança feminina ainda não é clara e natural.
Como forma de ganhar mais voz e promover mais ações no campo, 51% das mulheres entrevistadas afirmam buscar capacitação de forma constante e 22% quando sentem necessidade, por meio de cursos, palestras e eventos. A sustentabilidade, em particular, é o assunto que desperta maior interesse, sendo apontada por 76% como prioridade.

“Investir na mulher do agro é investir no futuro do setor, na continuidade do trabalho para as próximas gerações”, destacou a diretora de Comunicação da divisão agrícola da Bayer, Daniela Barros.
Segundo Daniela, a pesquisa é apenas o início do trabalho para dar mais visibilidade e voz às mulheres do campo. “A gente vai analisar esses achados e certamente vamos ter mais ações e vamos melhorar as que já fazemos”, afirmou.
A pesquisa destaca também a importância de redes femininas para conectar histórias, inspirar ideias e impulsionar novos projetos. A diretora do negócio de carbono da Bayer para a América Latina, Marina Menin, reforça, por experiência própria, a relevância de ter referências femininas durante a trajetória. “Claro que, ao longo da minha jornada, eu tive o apoio de muitos homens. Tudo faz parte de um trabalho colaborativo. Não é sobre gênero necessariamente, é sobre você entender o ser humano e potencializar aquilo que ele tem de melhor”, completou.
