Carregando stories...
Correio News Logo
×
Carregando vídeo...
COMPARTILHE

Campanhas educativas, participação em eventos, distribuição de mudas e aprovação do Plano Municipal de Arborização marcaram a programação desenvolvida pela Prefeitura ao longo do mês, incentivando a preservação ambiental e a conscientização da população.

A Prefeitura de Chapadão do Sul/MS, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), promoveu uma série de ações durante a Semana do Meio Ambiente 2026, envolvendo estudantes, instituições parceiras e a comunidade em atividades voltadas à educação ambiental, preservação dos recursos naturais e incentivo às práticas sustentáveis.

Com uma programação diversificada, as iniciativas buscaram aproximar a população das questões ambientais e reforçar a importância da participação de todos na construção de uma cidade mais sustentável.

As atividades tiveram início no dia 29 de maio, com o lançamento da Campanha Troca de Óleo Sustentável na Escola Municipal Manoel de Barros. A ação envolveu alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e abordou, de forma adequada a cada faixa etária, a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado.

Os estudantes dos anos iniciais participaram de atividades com vídeos educativos e materiais ilustrativos, enquanto as turmas do 4º ao 9º ano acompanharam palestras que destacaram os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo e os benefícios da reciclagem desse resíduo.

Entre os dias 4 e 7 de junho, a SEDEMA também participou da 32ª Exposição Agropecuária e Industrial de  Chapadão do Sul (EXPOSUL) com um estande dedicado à educação ambiental. Durante os quatro dias de evento, visitantes receberam orientações sobre a separação correta dos resíduos sólidos, o funcionamento do Ecoponto Municipal e conheceram o Projeto Conexão Verde, desenvolvido em parceria com a Sanesul.

Outro destaque foi a apresentação das Unidades de Conservação do município, especialmente da Área de Proteção Ambiental (APA), permitindo que o público conhecesse sua localização, importância e papel na preservação da biodiversidade e dos recursos naturais de Chapadão do Sul.

Encerrando a programação de atividades abertas ao público, no dia 14 de junho, a Secretaria participou da 2ª Corrida e Caminhada Sustentável, realizada em parceria com o SEST/SENAT e a Prefeitura de Chapadão do Sul por meio da Secretaria Municipal de Esporte.

Durante o evento, foram distribuídas mudas de espécies nativas e materiais educativos, incentivando atitudes simples que fazem a diferença para a preservação ambiental e despertando o interesse da população pelo cuidado com a natureza.

Além das ações de conscientização, a Semana do Meio Ambiente também deixou um importante legado para o planejamento urbano do município. Como parte da programação, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) aprovou a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana de Chapadão do Sul, que será desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O plano estabelecerá diretrizes técnicas para o manejo, implantação, ampliação e conservação da arborização urbana, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, o conforto ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.

O prefeito Walter Schlatter destacou que, investir em educação ambiental é investir no futuro da cidade. Segundo ele, ações como as desenvolvidas durante a Semana do Meio Ambiente despertam a consciência coletiva sobre a preservação dos recursos naturais e fortalecem a construção de uma Chapadão do Sul cada vez mais sustentável.

“O sucesso dessa iniciativa é resultado do trabalho sério, do planejamento e do comprometimento de muitas pessoas. Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, na pessoa do secretário Marcelo Balen, assim como a AGIPEQ, o SEBRAE e todos os parceiros envolvidos. Cada servidor e cada instituição contribuíram para que esse projeto avançasse com organização, diálogo e visão de futuro. É assim, com união e planejamento, que construímos oportunidades e preparamos Chapadão do Sul para continuar crescendo.”

Ao promover iniciativas voltadas à conscientização, ao planejamento ambiental e à participação da comunidade, a Prefeitura de Chapadão do Sul segue ampliando as políticas públicas voltadas à sustentabilidade, fortalecendo a educação ambiental e incentivando práticas que contribuem para uma cidade mais verde, organizada e preparada para as próximas gerações.

 

Assecom


COMPARTILHE