Encontro promoveu a construção coletiva de estratégias para consolidar o posicionamento de Chapadão do Sul como “Cidade do Agro Inteligente”
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), em parceria com o Sebrae/MS, realizou na terça-feira (15), o Workshop Identidade Territorial de Chapadão do Sul/MS. O encontro reuniu representantes do poder público, empresários, profissionais, entidades e lideranças para avançar na construção de ações relacionadas ao posicionamento do município como “Cidade do Agro Inteligente”.
A proposta do workshop foi transformar o conceito desenvolvido para a Identidade Territorial em iniciativas práticas, pensando em como essa identidade pode estar presente nos espaços públicos, no turismo, na gastronomia, nos negócios, nos eventos e na comunicação de Chapadão do Sul.
O trabalho tem como base o Plano de Branding Territorial desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos (IPM-Unisinos), em parceria com o Sebrae. O estudo foi elaborado ao longo de 06 meses, a partir de análises, pesquisas, oficina de cocriação, mapa de marketing territorial e definição de estratégias para o município.
Participaram do encontro o prefeito Walter Schlatter, secretários municipais, Luzicarla Softov, gerente do Sebrae Regional Norte, Odair José, consultor mobilizador do Programa Cidade Empreendedora, e os facilitadores Fabrício Taroko e Lucas Becker, do IPM-Unisinos.
Também estiveram presentes servidores públicos, integrantes do Comitê Multissetorial do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PDM), engenheiros, arquitetos, empreendedores dos setores de hotelaria e restaurantes, representantes da inclusão produtiva, incorporadoras, profissionais do mercado imobiliário e outras lideranças.

Da ideia para a prática
Durante as atividades, os participantes foram divididos em grupos para trabalhar os projetos previstos no plano e responder a uma questão central: como tirar cada iniciativa do papel?
A metodologia levou os grupos a identificar o que já existe em Chapadão do Sul, quais setores precisam estar envolvidos, os principais desafios e qual pode ser a primeira ação de cada projeto. A partir disso, foram discutidos os próximos passos, responsáveis e possíveis grupos de trabalho.

O plano está organizado em quatro eixos: Encantamento, Experiências, Hospitalidade e Comunicação, que juntos reúnem 12 projetos. As propostas passam por temas como estética urbana, intervenções criativas, produtos locais, experiências para moradores e visitantes, qualificação da hospitalidade e estratégias de comunicação da identidade do município.
Para o prefeito Walter Schlatter, a participação de diferentes setores é fundamental para que as propostas avancem.
“Agora temos o desafio de transformar tudo o que foi construído em ações concretas. Isso só acontece com a união do poder público, das empresas, dos profissionais e da comunidade. Cada setor tem uma contribuição importante e, juntos, podemos fazer com que esses projetos saiam do papel e façam parte da realidade de Chapadão do Sul”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Balen, ressaltou que pensar o desenvolvimento econômico também significa construir estratégias de forma coletiva.
“O desenvolvimento econômico não acontece de forma isolada. Precisamos reunir diferentes setores, ouvir quem vive essa realidade e construir soluções em conjunto. Esse trabalho ajuda a organizar ideias e transformar as características e potencialidades de Chapadão do Sul em oportunidades concretas para a cidade”, afirmou.
A construção das ações envolve diferentes setores da sociedade, com a participação do poder público, iniciativa privada, moradores, empreendedores, profissionais e instituições. A proposta é que o desenvolvimento da identidade territorial seja construído de forma conjunta e tenha continuidade por meio de iniciativas concretas.

*Assecom PMCS.
