DEMUTRAN e Polícia Militar orientaram usuários sobre regras de circulação, equipamentos de proteção e comportamentos que ajudam a prevenir sinistros de trânsito em Chapadão do Sul
Com a presença cada vez maior das bicicletas elétricas nos deslocamentos urbanos, informação e respeito às regras de trânsito se tornam fundamentais para a segurança de quem utiliza esses veículos e também de pedestres e demais condutores. Em Chapadão do Sul/MS, o tema foi pauta de uma ação educativa realizada na segunda-feira (21), durante a Semana Nacional de Trânsito.
Promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), a palestra reuniu orientações sobre legislação, circulação, equipamentos de proteção e comportamentos seguros. A atividade foi realizada no auditório do SEST/SENAT, com participação da Polícia Militar.
Entre os temas apresentados estiveram as características que diferenciam bicicletas elétricas de ciclomotores, além de orientações relacionadas à velocidade, aos locais adequados para circulação e ao respeito ao sentido do fluxo.
Atenção e respeito protegem todos no trânsito
Os participantes também receberam orientações sobre o uso de capacete e de equipamentos de iluminação e sinalização, atenção em cruzamentos, travessias e pontos cegos de veículos maiores.
Outro aspecto abordado foi a convivência com os pedestres. Respeitar a sinalização, dar preferência a quem está a pé e utilizar corretamente os espaços de circulação estão entre as atitudes que contribuem para reduzir riscos. O uso de celular e fones de ouvido durante a condução também foi apontado como fator que pode comprometer a atenção.
O diretor do DEMUTRAN, Denir Cândido, destacou que as bicicletas elétricas representam uma alternativa para a mobilidade urbana, mas seu uso deve estar associado à responsabilidade.
“A bicicleta elétrica é uma aliada extraordinária para o futuro das cidades, mas a verdadeira eficiência só existe quando chegamos em segurança. O órgão de trânsito faz a sinalização e a fiscalização, mas o cuidado diário e o respeito ao próximo dependem de cada condutor”, afirmou.
A atividade contou ainda com a participação do sargento James, da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM), que contribuiu com as orientações sobre prevenção e segurança, e do vereador Marcel D’Angelis.
Educação para um trânsito mais seguro
A palestra integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro. Em Chapadão do Sul, as atividades buscam levar informação aos diferentes usuários das vias e estimular comportamentos mais responsáveis no trânsito.
Mais do que conhecer as regras, a orientação reforça que uma circulação segura depende das escolhas feitas diariamente por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Educação, atenção e respeito ajudam a prevenir acidentes e tornam o trânsito mais seguro para todos.
*Fonte: Assecom PMCS
