O Projeto Agente de Trânsito Mirim, desenvolvido em Chapadão do Sul e referência em educação para o trânsito, ultrapassou as fronteiras de Mato Grosso do Sul e passou a inspirar novas iniciativas no estado de Rondônia.
O modelo sul-chapadense, criado com o propósito de formar jovens conscientes, responsáveis e comprometidos com a segurança viária, despertou o interesse do vereador e servidor do DETRAN/RO, Francisco Gregório Ferreira, que buscou conhecer de perto o funcionamento do projeto implantado em Chapadão do Sul.
Durante o processo de estudo e adaptação, o parlamentar contou com o apoio da coordenadora de Educação para o Trânsito do DEMUTRAN, Profª Ma. Fabiana Souza, responsável pela idealização e condução do projeto no município de Chapadão do Sul. A iniciativa em Rondônia também conta com importantes parceiros locais, entre eles Marcilene Martins de Souza (professora municipal e estadual), Edilma Delmondes Bastos (agente de trânsito) e Ricardo Cardoso Barbosa (auxiliar em fiscalização de trânsito).

A proposta busca replicar o mesmo formato desenvolvido em Chapadão do Sul, com atividades educativas e práticas voltadas para o desenvolvimento da cidadania, da responsabilidade social e do respeito às leis de trânsito, valores fundamentais que norteiam o projeto original: educação, educação para o trânsito e primeiro emprego.
O Projeto Agente de Trânsito Mirim de Chapadão do Sul é desenvolvido Pela Prefeitura de Chapadão do Sul por meio de uma parceria entre o DEMUTRAN, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SEST/SENAT, Casa do Trabalhador e SEDEMA, e já transformou a realidade de dezenas de jovens, incentivando o protagonismo e a responsabilidade no trânsito.










