InícioAgropecuáriaFundação Chapadão encerra o Tour da Soja mostrando a...

Fundação Chapadão encerra o Tour da Soja mostrando a resistência da soja diante das adversidades climáticas em Paranaíba

Na manhã do sábado, 09 de março, a Fundação Chapadão realizou a última etapa do Tour da Soja, em Paranaíba (MS), evento tecnológico que teve início em Chapadão do Sul e passou por cinco municípios produtores de soja da região.

A adversidade climática severa, provocada pelo fenômeno El Niño, neste ano agrícola, prejudicou a cultura da soja de forma diferente em cada região produtora do Brasil. Em Paranaíba (MS), registrou-se o menor índice pluviométrico, para um ano agrícola, até o momento, em torno de 300 mm.

A falta de chuva, principalmente no momento reprodutivo das plantas, colaborou para a avaliação de materiais de soja, no campo experimental da Fundação Chapadão, na Fazenda Mascote, em Paranaíba. O local foi escolhido para encerrar o Tour da Soja 2024, coordenado pelo pesquisador Fábio L. Abrantes, da entidade.

Segundo o Presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, que participou do evento, o Tour da Soja foi importante para mostrar a realidade da cultura, diante das adversidades climáticas. Elas ajudaram a pesquisa a avaliar o comportamento e resistência de cada material cultivado.

Lembrou o Presidente do Sindicato Rural de Paranaíba e proprietário da Fazenda Mascote, Fábio Macedo, que já são mais de 11 anos de pesquisas e experimentos com a Fundação Chapadão, em Paranaíba. Este trabalho começou com dois hectares e atualmente, no município são vários produtores que cultivam a soja, chegando a 6.000 ha. atualmente. “Trata-se de um avanço importante para o desenvolvimento da agropecuária e da economia em Paranaíba e região” disse Fábio.

Durante o evento, o agropecuarista Fábio deu o seu testemunho de sucesso na cultura da soja, o que lhe proporcionou maior produtividade na pecuária e lembrou aos agropecuaristas: “Cuidado, pecuarista que utilizou herbicida para controle de ervas daninhas nas pastagens, pode haver residual que inviabilizam a soja, realizem somente o plantio direto e sejam acompanhados por assistência técnica para garantir sucesso na atividade”.

Os participantes ouviram palestras dos representantes das empresas parceiras que participaram dos experimentos na Fazenda Mascote. Além dos canteiros com soja de sequeiro, os participantes visitaram uma área com irrigação na lavoura de soja, na mesma fazenda, onde o potencial produtivo da cultura na região foi mais representativo.

O Tour da Soja da Fundação Chapadão contou com apoio das prefeituras municipais onde a entidade atua, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da FUNDEMS, SEMADESC, FUNDECT, da APROSOJA-MS, FAMASUL, Sindicatos Rurais, Coprasul e da Ampasul, permitindo assim levar conhecimento, ajudando o produtor rural a obter sucesso no campo e promover o desenvolvimento local e da região.

    

 

Fonte:    Assessoria de imprensa Fundação Chapadão

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img