InícioAgropecuáriaMS vai quadruplicar área de citricultura com migração de...

MS vai quadruplicar área de citricultura com migração de produtores de SP

O Estado deve quadruplicar o número de área de citricultura nos próximos anos. Mato Grosso do Sul vai passar de 2 mil para 10,3 mil hectares. O Grupo Cutrale já confirmou o investimento de R$ 500 milhões na Fazenda Aracoara, propriedade localizada às margens da rodovia BR-060, na divisa de Sidrolândia com Campo Grande.

De acordo com a Cutrale, (conglomerado de empresas que lidera as exportações brasileiras de laranja), serão 5 mil hectares irrigados com o plantio de 1.730 milhão de pés de laranja, considerando a média de 346 pés de laranja.

A previsão, segundo o diretor agrícola da Cutrale, Valdir Guessi, é iniciar o projeto ainda em agosto. Serão 30 mil hectares plantados, garantindo o nível de produção que viabilizaria a instalação de uma futura indústria de processamento da laranja em suco.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) recebeu os empresários na última sexta-feira (12) e assinou termo de acordo entre o Governo do Estado por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).

O encontro ainda contou com a presença de empresários da citricultura que estão investindo em MS. Além da Cutrale (Sidrolândia e Terenos), também participou o grupo AgroTerenas (Bataguassu), Grupo Junqueira Rodas (Paranaíba e Naviraí), e um produtor tradicional de laranjas de mesa de Três Lagoas.

O acordo prevê a cooperação técnica, científica e de mobilidade entre as instituições visando o desenvolvimento e execução de programas e projetos e o intercâmbio de informações, dados técnicos, experiências, pesquisas e o estabelecimento de mecanismos para sua realização, que visem o desenvolvimento da Citricultura no Estado, de forma sustentável e economicamente viável.

De acordo com o titular da Semadesc, Jaime Verruck, há um ano o Governo do Estado iniciou as tratativas com ações para atrair os investidores. “Além do clima, solo e áreas disponíveis, notamos em especial a migração de produção de laranjas de São Paulo para MS em função da doença do “greening”. Por isso iniciamos ano passado os contatos com o setor, tivemos as primeiros reuniões e a partir de lá as coisas avançaram”, destacou.

Segundo ele, com a assinatura do termo de cooperação, mais um passo foi dado para a operacionalização do processo. “Agora com este termo de acordo a ideia é absorver o know-how com a Fundecitrus, para a execução de projetos para desenvolver a cadeia no

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img