Carregando stories...
Correio News Logo
×
Carregando vídeo...
COMPARTILHE

Programação será realizada durante todo o mês com ações educativas, divulgação dos canais de denúncia e fortalecimento da rede de proteção.

 

A Prefeitura de Chapadão do Sul/MS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenadoria Municipal da Mulher, realizará, ao longo de agosto, uma programação especial em alusão ao Agosto Lilás, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. As ações serão desenvolvidas em diferentes pontos da cidade, com foco na prevenção, na divulgação dos canais de atendimento e no fortalecimento da rede de proteção.

Em 2026, a mobilização ganha significado especial pelos 20 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), sancionada em 7 de agosto de 2006. Considerada um dos principais instrumentos legais de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil, a legislação estabelece mecanismos de prevenção, assistência e proteção às vítimas, além de medidas direcionadas à responsabilização dos agressores.

A campanha também busca ampliar o conhecimento sobre as diferentes formas de violência previstas na legislação. Além da agressão física, a violência contra a mulher pode ser psicológica, sexual, patrimonial e moral, inclusive por meio de comportamentos que nem sempre são reconhecidos imediatamente como abusivos. Informação e orientação são fundamentais para identificar essas situações e buscar ajuda.

Dados nacionais reforçam a dimensão do problema e a necessidade de manter o tema em debate. Em 2025, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 realizou mais de 590 mil atendimentos e recebeu mais de 86 mil denúncias relacionadas à violência contra as mulheres.

Para o prefeito Walter Schlatter, a mobilização também chama a atenção para a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência.

“O Agosto Lilás nos convida à reflexão e à responsabilidade coletiva. Estamos aqui não apenas para divulgar informações, mas para incentivar o respeito, orientar a população e mostrar que nenhuma mulher está sozinha. Parabenizo toda a equipe da Secretaria de Assistência Social e da Coordenadoria da Mulher pelo trabalho desenvolvido e pelo empenho em levar essa mensagem tão importante à nossa comunidade”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Renata Lessie Machado, reforçou que o atendimento e o acolhimento às mulheres são realizados durante todo o ano.

“Nossa equipe está à disposição para orientar, acolher e encaminhar cada situação com responsabilidade, sigilo e respeito. O Agosto Lilás é um momento importante para ampliar esse diálogo com a população, mas esse trabalho acontece durante todo o ano por meio da Coordenadoria da Mulher. As mulheres não precisam enfrentar essa situação sozinhas, e os canais de atendimento estão disponíveis sempre que necessário”, afirmou.

Ao longo do mês, a programação contará com ações educativas e mobilizações em locais estratégicos do município, aproximando as informações da comunidade e incentivando a prevenção e o enfrentamento à violência.

Em situações de violência ou suspeita, a orientação é buscar atendimento na rede de proteção do município ou utilizar os canais oficiais. A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 funciona gratuitamente em todo o país para orientação, acolhimento e registro de denúncias. Em situações de emergência, devem ser acionadas as forças de segurança pública.

*Assecom PMCS

COMPARTILHE