Na noite da sexta-feira, 08 de agosto, foi realizado o jantar de lançamento do Instituto do Câncer, de Chapadão do Sul, promovido pela RFCC – Rede Feminina de Combate ao Câncer.
O instituto é uma nova proposta para incrementar os serviços já realizados pela RFCC de Chapadão do Sul, que vem atendendo paciente e seus familiares desde o ano de 2006.
Antes do jantar, foi realizada a cerimônia de lançamento da sede própria do Instituto do Câncer de Chapadão do Sul, com apresentação do projeto arquitetônico, esclarecimentos das suas atividades e homenagens às famílias doadoras. O terreno, onde foi construída a sede da RFCC, no centro da cidade, foi doado pela família Bogacki e ao lado, onde será construído o prédio do instituto, pela família Schlatter.

Lembrou a coordenadora da RFCC e do Instituto do Câncer de Chapadão do Sul, Gracy Kelly Oliveira, que o instituto vem para incrementar o atendimento a pacientes oncológicos, com um corpo técnico especializado para atendimento humanizado.
No futuro próximo, a intenção é manter no instituto, além dos atendimentos especializados, permanente campanha de prevenção do câncer e o setor de quimioterapia, para se diminuir as constantes viagens dos pacientes, somente para passar pelo procedimento.
A implantação do Instituto do Câncer de Chapadão do Sul é um avanço importante, para atendimento dos pacientes locais e da região, porém necessita da constante colaboração da sociedade local e da região para a sua manutenção.
Patrocinadores de salas
Pretende o instituto abrir oportunidade para empresas ou pessoas físicas doarem recursos para as salas. Elas receberão os nomes e as fixações de placas com os respectivos doadores, como é, por exemplo, o que ocorre no Hospital do Amor de Barretos, onde alas de especialidades recebem nomes dos patrocinadores ou doadores.
Durante a cerimônia, a coordenadora da RFCC Chapadão do Sul e Estadual, Gracy Kelly, agradeceu às voluntárias, voluntários, parceiros e colaboradores que prestam serviços e apoio à rede. A continuidade deste apoio incondicional é fundamental também para a obra e condução do Instituto do Câncer de Chapadão do Sul. “A nossa pretensão é inaugurar o prédio do instituto já no próximo ano”, concluiu Gracy kelly com seu otimismo característico.

Entre os convidados foi registrada a presença do Prefeito de Chapadão do Sul, Walter Schlatter, do Vice-Prefeito, Dr. Ernani, dos Vereadores; Vanderson Cardoso representando a Deputada Estadual Mara Caseiro, Vereador Raul representando o Deputado Federal Pollon, Vereador Ricardo Bannak, Vereadora Andréia Lourenço, Vereador por Cassilândia Max Estevo, 1º Suplente Câmara Municipal de Campo Grande, Cassy Monteiro e do Prefeito de Cassilândia, Rodrigo Freitas, acompanhado da esposa, Gleice Kelly.
O jantar foi realizado no Centro de Eventos do SEST SENAT, no Polo Empresarial, e reuniu, além dos familiares doadores, empresários e representantes de classes que colaboram com a RFCC e com o Instituto do Câncer de Chapadão do Sul, autoridades locais e da região.

A sede do Instituto do Câncer de Chapadão do Sul terá área construída de 210,46 m² no térreo e 212,16 m² no segundo andar. Contará com sete salas de atendimento e custará pouco mais de 2,7 milhões de reais, já considerando a mobília. O projeto foi apresentado pelo “time da obra”, a arquiteta Danielle Bogacki Roos, Luciano Alves Rosa e José Claudemir Oliveira.
Já entre os representantes de classes e de entidades, estavam; a Presidente da RFCC de Chapadão do Sul, Cleci Bogacki, da Presidente da RFCC-MS, Lurdes Bogacki, a Presidente Hospital de Câncer Alfredo Abraão, de Campo Grande, Dr.ᵃ Sueli Lopes Telles, a Coordenadora de Regulação daquele hospital, Tábata Gregório, da Presidente da AACC, da capital, Mirian Comparin.
O cerimonial do evento ainda destacou a presença dos profissionais que atendem a RFCC Chapadão do Sul; a cirurgiã Dr.ᵃ Tricia Pattini, a paliativista, Dr.ᵃ Fernanda Romeiro, a Psicóloga, Dr.ᵃ Isadora Lupatini, a Fisioterapeuta, Sabrina Albuquerque, Fisioterapeuta, Voluntária, Kauana Simon, a Assistente Social, Walquiria Alves, as Nutricionistas Voluntárias: Evellin Zanella e Thaynara Paulino.

Entre os familiares homenageados estavam: o Patriarca Alberto Schlatter, a esposa Terezinha Mulare Schlatter, Walter Schlatter, a esposa Michelle Schlatter, Samuel Schlatter e a esposa, Nasmia Schlatter.
Segundo a Presidente Hospital de Câncer Alfredo Abraão, Dr.ᵃ Sueli Lopes Telles, dois motivos importantes devem ser destacados para justificar o Instituto do Câncer de Chapadão do Sul, a localização estratégica do município, que fica entre a cidade de Barretos e Campo Grande, importantes centros de tratamento e diagnóstico, alto índice da doença na região.

O Hospital Alfredo Abraão é especializado no tratamento oncológico e atende em torno de 72% dos pacientes de Mato Grosso do Sul, no sistema SUS, humanizado e com qualidade de hospital particular. “O Hospital Alfredo Abraão necessita igualmente de contribuições para que se mantenha as suas especialidades, investimentos em melhorias, ampliações estruturais e de aparelhos”. “Adquirimos recentemente e está em instalação o primeiro Acelerador Linear de Mato Grosso do Sul, investimento de mais de 9 milhões de reais, vindo da Inglaterra”. Disse a presidente. “Estamos com a casa de apoio com 32 leitos e mais 32 em construção, para os pacientes e acompanhantes”, concluiu.

Em nome do Município de Chapadão do Sul e em seu nome, Walter Schlatter agradeceu o empenho dos voluntários da RFCC para a sua condução e pela coragem de assumirem mais este desafio. Disse que, pessoalmente, é mais importante do que ter bens e fazer o bem. “Passei por um câncer, o que me fez mudar o modo de pensar, ao sentir o impacto emocional que ela provoca, e graças a Deus fui curado”, disse. “Sou parceiro da RFCC, desde 2016 e temos como recompensa a saúde e vamos trabalhar, juntos, para termos a melhor RFCC de Mato Grosso do Sul”, concluiu.