A Câmara Municipal de Costa Rica aprovou o Projeto de Lei nº 1.571, que cria o Projeto Oficina das Oportunidades. Este projeto, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, visa oferecer formação profissional e conscientização ambiental a jovens de 14 a 18 anos, por meio da atividade de artesão aprendiz, utilizando resíduos e sobras de madeira.
O Projeto Oficina das Oportunidades consiste na articulação do Poder Público Municipal para cadastrar e receber menores aprendizes, proporcionando formação profissional e preparando-os para o mercado de trabalho. Além disso, o projeto busca promover a conscientização ambiental por meio do reaproveitamento de matéria-prima.
Para dar suporte ao projeto, o município está autorizado a adquirir máquinas e equipamentos necessários, além de contratar um artesão profissional que atuará como instrutor dos menores aprendizes. Os jovens participantes deverão ser estudantes com frequência regular nas escolas do município e terão um expediente de trabalho de 4 a 8 horas por dia, recebendo um auxílio financeiro mensal.
A vereadora professora Evair destacou a importância da iniciativa: “O Projeto Oficina das Oportunidades é uma excelente oportunidade para nossos jovens adquirirem habilidades práticas e teóricas, que serão fundamentais para sua inserção no mercado de trabalho e de forma remunerada, tirando esses jovens da rua”, disse a vereadora.
A aprovação do projeto representa um avanço significativo para a comunidade de Costa Rica, oferecendo aos jovens uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional, ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade ambiental. A iniciativa também fortalece a parceria entre o poder público e a sociedade, visando o desenvolvimento social e econômico do município.
Informações:
Cassiane Mews – Assessora de Imprensa.